terça-feira, 1 de maio de 2012

O QUE É CATEQUESE?


O termo CATEQUESE é comum na pastoral da Igreja Católica, geralmente significando o período de formação voltado aos sacramentos, especialmente à Primeira Eucaristia e ao Crisma.
No entanto, ao estudarmos os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, fica claro que o seu significado é bem mais amplo. Assim, podemos definir como:
A catequese é um processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará. Nesse processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. A catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação.
A catequese só se realiza pela imersão na pedagogia de Jesus e na pedagogia de Deus, a pedagogia do amor, do acolhimento, da esperança, da compaixão. Essa imersão se dá em primeiro lugar pelo TESTEMUNHO de vida daqueles que se dedicam a catequizar. A partir desse Testemunho, segue o ANÚNCIO e finalmente se completa com a EXPERIÊNCIA da presença e do amor de Deus.
A experiência de Fé leva a pessoa e a comunidade a crer conscientemente, de tal forma que se sinta encorajada a viver radicalmente a proposta evangélica de Jesus, comprometendo-se com a ação profética que denuncia tudo que não está conforme a vontade de Deus, e anuncia a sua presença no mundo, tornando a própria vida o espaço sagrado onde se dá o encontro com o Pai.
O objetivo primordial da Catequese é levar ao amadurecimento da Fé, que se processa ao longo da vida em distintas etapas, respeitando o tempo necessário a cada um, e dando autonomia às pessoas para que possam compreender por si mesmas qual o caminho a seguir para que se tornem verdadeiros discípulos de Jesus, construtores do Reino de Deus.
[Para conferir e complementar o que foi dito, leia o Capítulo II do Diretório Geral para a Catequese; e/ou o Capítulo 2 do Diretório Nacional de Catequese]

5 comentários:

  1. Penso que seja de fundamental importância a Catequese de crianças, pois assim consegue-se a aproximação com Deus desde cedo e, uma vez que a criança frequente as reuniões nunca mais se afastará da Igreja; Pode ficar sem frequentar por algum tempo, mas sempre acaba voltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! concordo contigo que, a formação religiosa é muito importante, e se for sólida, é para o resto da vida.

      Obrigado pela sua participação!

      Excluir
  2. A CATEQUESE É UM TEMPO ESPECIAL,DE NOVAS AMIZADES,NOVOS AMIGOS,APRENDIZADO,TEMPO DE ORAÇÃO E DE SE APROXIMAR DE JESUS CRISTO CONHECENDO O PROJETO SALVÍFICO DO PAI.

    ANIBAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diácono Anibal!

      É verdade, a catequese é esse momento especial, na vida das crianças!

      Obrigado pela participação!

      Excluir
    2. Olá colega em primeiro lugar quero te parabenizar pelo excelente trabalho com crianças na catequese e acrescentar que acredito que se cada um de nós plantar uma pequena sementinha de fé, de educação religiosa com certeza um dia, fará parte da vida desses jovens, penso ser um caminho de luz e esperança nesses tempos tão difíceis em que estamos vivendo. Abraço: Maria Helena

      Excluir

Digite seu comentário na caixa de texto.
Clique na ponta de seta ao lado da palavra comentar como:
Escolha anônimo, para facilitar o envio,mas, se quiser pode colocar seu nome junto com o comentário. Clique em publicar.
Obrigado pela sua participação!